02- O Significado da Palavra Evangelho

Curiosamente, a palavra "evangelho", euangelion em grego, não foi criada por Jesus nem por seus discípulos. Era uma palavra de uso militar. As guerras entre os povos eram constantes. As dificuldades de comunicação entre os guerreiros e suas cidades de origem eram muito grandes. As famílias, principalmente, aguardavam ansiosamente por notícias de seus filhos nos campos de batalha. O meio utilizado para isso era o envio de mensageiros, os quais traziam notícias sobre o sucesso ou fracasso dos soldados. A chegada do mensageiro era muito esperada. Quando ele chegava com boas notícias, então recebia uma recompensa por seu esforço. Esse presente era chamado "evangelho".. Se a noticia era boa, a gorgeta era maior.  Com o tempo evangelho passou a significar a noticia boa trazida pelo portador.  

Na época a boa notícia era as ações dos reis e imperadores, sobretudo quando percorriam suas terras levando benefícios, dinheiro, distribuindo alimentos, organizando gratuitamente diversões populares e libertando presos. Aproveitando desse significado Marcos o único que põe de início à palavra Evangelho como título do seu livro também quis oferecer aos membros das suas comunidades uma boa Noticia, só que a Boa Notícia era para os cristãos Jesus de Nazaré, o Messias.

Assim os escritores do Novo Testamento escolheram esta palavra para descrever as "Boas Novas" de Jesus Cristo e sua salvação. De acordo com Marcos 1,1-4, o evangelho começa com a proclamação de João Batista. O prometido nascimento de João Batista é uma boa notícia (Lucas 1,19), não só para seus pais (Lucas 1,7, 24-25), mas para todo o povo. João é enviado para preparar a vinda do Messias (Lc 1,14-17, 67-79). A pregação de João é "evangelho" (João 3,18) pelo mesmo motivo. O Messias estaria vindo para julgar, um processo que envolve tanto a condenação e salvação (Lucas 3,3-17). A mensagem de João é o evangelho para os pecadores em que eles são avisados do perigo iminente e exortados a arrepender-se antes que o machado decepe (Lucas 3,7-9). É também evangelho para o arrependimento em que lhes foi prometido perdão (Lucas 3,3) e associação da comunidade do Messias (Lucas 3,17). O nascimento do próprio Salvador é anunciado como "boa notícia", trazendo grande alegria (Lc 2,10-11).

Depois que João Batista batizou Jesus, Jesus foi autorizado por Deus e ungido pelo Espírito para proclamar o evangelho (Marcos 1,14 e Lucas 4,18). No coração da Sua pregação está o anúncio: "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo: arrependei-vos e crede no evangelho" (Marcos 1,15). A mensagem do evangelho de Jesus centra-se na vinda do Reino de Deus. Com a vinda do reino, o governo de Deus será concluído. O injusto será julgado, a justiça estabelecida, e seu povo será glorificado.

Depois da ressurreição de Jesus, o evangelho foi proclamado pelas suas testemunhas. O conteúdo deste evangelho é registrado no livro de Atos e nas cartas de Paulo. Tendo ressuscitado dentre os mortos, Jesus Cristo novamente evangeliza (Ef 2,16-18), mas o faz agora através de Seus representantes designados (Rm 15,16-18). Mais do que isso, Cristo tornou-se, e é o tema central do evangelho, o Proclamador é agora Proclamado. Isso é repetidamente afirmado por Lucas (Atos 5,42, 8:4-5, 35; 11,20, 17,18) e por Paulo (Rm 1,1-4; 10,8-17; 15,19 -- 20; Fil. 1,15-18). O próprio Cristo é o tema central da mensagem do evangelho que foi confiado a nós para compartilhar com o mundo.

gorjeta

segunda 14 fevereiro 2011 23:38 , em Curiosidade Biblica



1 Fan

Nenhum comentário 02- O Significado da Palavra Evangelho



Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (107.21.152.198) para se identificar     



Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para lectiodivina

Precisa estar conectado para adicionar lectiodivina para os seus amigos

 
Criar um blog